Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

altCom uma área de 65.514 ha de cerrado de altitude, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos turistas/visitantes.
O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além da conservação, o parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

COMO CHEGAR
O acesso pode ser feito pela BR-020, saindo de Brasília em direção à Formosa. No trevo o turista/visitante deve seguir à esquerda por 220km pela GO-118 em direção a Alto Paraíso. Deste ponto, toma-se a esquerda pela GO-239 por mais 36 km, no momento em fase de asfaltamento (22 km prontos), chegando-se à Vila de São Jorge, portal de entrada do parque. A Unidade fica a 260km de Brasília-DF e a 480km de Goiânia-GO.

INGRESSOS
A entrada de visitantes no Parna da Chapada dos Veadeiros não está mais condicionada ao acompanhamento por um condutor de visitantes especializado (guia), ficando a critério do grupo a escolha pelo guia, que é devidamente credenciado pela administração da Unidade e pertence aos quadros das Associações de Condutores formalmente conveniadas com o ICMBio.
O pagamento do ingresso (R$ 3,00) não isenta o visitante de pagamento adicional pela utilização de outros serviços, como taxas de utilização de imagens e serviços de terceiros.

Estarão isentos de pagamento do ingresso os servidores do ICMBio que portarem Carteira Funcional, assim como, menores de 7 anos e maiores de 60 anos.

REGISTRO DE ENTRADA
Na entrada do Parque é feito um registro dos grupos, juntamente com a assinatura de um Termo de Responsabilidade, e do preenchimento de dados como: telefone para emergência, cidade e estado de procedência, idade e documento (CPF/RG) do turista/visitante. Esses dados são tabulados e geram um perfil do visitante que frequenta o parque, ajudando em tomadas de decisões na área de Uso Público da Unidade.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O Parque está aberto à visitação de terça a domingo.
Entrada: de 08h00 às 12h. Saída até às 18h00.
Em casos de feriados nas segundas-feiras, o parque permanecerá aberto neste dia, fechando no primeiro dia útil subsequente a ele. Nos períodos de férias escolares (janeiro e julho), a visitação é admitida todos os dias da semana.

CAPACIDADE DE VISITAÇÃO
No parque existe o controle da capacidade de Visitação nas trilhas da Unidade, visando o manejo de impactos sobre o ecossistema. Não é permitido acesso de crianças menores de 5 anos. O acesso está distribuído pela seguinte quantidade de vsitantes:
Trilha dos Salto: 250 pessoas
Trilha dos Cânions: 200 pessoas

Obs.: Não será admitido o ingresso de visitantes na trilha que atingir o limite de pessoas. É importante chegar cedo na portaria em dias de grande fluxo como feriados prolongados.

Confira mais informações no site do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC