Dicas

Cuidado
A prática de Esporte de Aventura envolve riscos!
Você deve estar sempre acompanhado de um guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
Na hora de escolher uma agência ou operadora de turismo de aventura, fique atento aos DEZ MANDAMENTOS do programa Aventura Segura.

Programação: Programe sua viagem com antecedência para garantir reservas em pousadas e aproveitar melhor o seu passeio. Nessas aventuras, esteja sempre acompanhado por guias capacitados e credenciados pelo IBAMA.


Clima: A Chapada dos Veadeiros possui duas estações bem definidas: a seca, entre abril e setembro; e a chuva, entre outubro e maio. As duas estações possuem belezas singulares para a visitação.

Roupas: É importante trazer roupas leves (camisetas e calças compridas), roupas de banho, cantil, tênis confortável e já amaciado para caminhada, mochila, protetor solar, chapéu ou boné, lanterna, repelente e máquina fotográfica. Para os meses de chuva, outubro à maio, uma boa capa de chuva também se faz necessário. Além das indicadas nas trilhas, trazer um agasalho para o frio da noite e roupas mais frescas para o quente do dia. Procure trazer somente o necessário. Sandálias tipo "Havaianas" são um ótimo descanso para os pés!

Seu kit de primeiros socorros: Sabe aquele seu remedinho? Lembre-se de trazer além dele seu kit de primeiros socorros. Nossos condutores sempre carregam um kit, mas é bom você ter o seu sempre por perto. Faça, se possível, um check-up de suas condições físicas.

Dinheiro: Aqui na Chapada dos Veadeiros temos: em Alto Paraíso tem, Itaú (seg. a sexta das 9hr às 15hr) e Banco do Brasil (auto-atendimento das 8hr às 22hr). Em São Jorge não há bancos; em Cavalcante temos  o Banco do Brasil (seg. à sex. das 9hrs às 12hrs e auto-atendimento até às 22:00hrs),  o Bradesco (seg. à sex. das 9hr às 15hr - na loja de matérias de construção Área Verde). Não há casas de câmbio de moedas estrangeiras na região. Traga dinheiro ou talão de cheques. Poucos estabelecimentos aceitam cartão de crédito.

Comunicação: Em Alto Paraíso e São Jorge têm bom sinal de celular e as operadoras locais são: Vivo, Claro e Oi. Alto Paraíso também possui cybers-café. Em Cavalcante tem bom sinal de celular, o melhor sinal é para celulares da operadora Vivo. Possui cybers-café com acesso à Internet. O DDD é 62 para todas as cidades.


Alimente-se bem e beba muita água nas caminhadas e durante sua estada aqui na Chapada dos Veadeiros.