Dados do Salão do Turismo

Márcio Cabati.

Os organizadores do 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil que aconteceu de 1º a 5 de julho no Anhembi, em São Paulo, acreditam que a meta de 100 mil visitantes tenha sido alcançada. Os números, até a tarde de domingo (5) não estavam fechados. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a área de gastronomia já havia contabilizado 43 mil refeições até às 14h.

Perfil
Um relatório parcial elaborado pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo com 1.200 pessoas que estiveram no evento, 66,9% foram ao salão para conhecer o evento, 23,3% por motivos profissionais ou a negócios, 4,3% para assistir às palestras, 3,9% para comprar serviços/produtos turísticos, 1,4% para comprar artesanato e joias, 0,2% para trabalhar no evento. A maioria era de São Paulo (88,9%), de Minas Gerais (2,1%), do Rio de Janeiro (1,3%) e da Bahia (1,1%).

Entre o público que visitou o salão a negócios ou por motivo profissional, 26,1% atuam em agência de viagem, 26,1% são de universidades, 15,9% são do setor público, 10,8% de meios de hospedagem, 10,2% de operadoras de turismo, 8,9% de consultoria, e 1,9% de companhias aéreas.

Foi aplicado um questionário, e entre as perguntas destacava-se a pergunta “o que o senhor (a) deseja fazer na próxima viagem a lazer?” 51,1% responderam que desejam ir para a praia (turismo de sol e praia), 24% pretendem fazer turismo cultural, 23,1% estão em busca de ecoturismo, 10,9% vão praticar atividades de aventura, 11,9% fazer turismo náutico (cruzeiros, passeios de barco), 16,5% ir a fazendas e campos (turismo rural), e 3,9% farão outro tipo de turismo.

De todos os entrevistados, 74,1% realizaram viagens pelo Brasil no último ano e 25,9% não viajaram pelo país. A maioria (68,2%) de quem foi ao salão do Turismo viaja em período de férias, 5,9% nos fins de semana, 12,2% nos feriados prolongados, e 24,2% em qualquer período.
Sobre o que chamou mais a atenção nos destinos apresentados durante o Salão do Turismo, 51,8% disseram que foram os atrativos naturais, 40,6% citaram os atrativos culturais, 14,5% a gastronomia, 11,8% o clima, 5,6% os preços e 7,7% outros.

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