Brasileiros devem viajar mais nas férias de julho

Uma pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Ministério do Turismo (MTur) mostra Sondagem do Consumidor -  Intenção de Viagem, 29,3% dos brasileiros desejam viajar nesse período. Em maio de 2012 esse índice era de 27,7%.
que cresceu o número de brasileiros que  pretende viajar pelo país nos próximos seis meses. De acordo com a

A maior parte dos entrevistados que pretende viajar (69,2%) está declinado a escolher destinos nacionais, enquanto que uma parcela pequena (29%) planeja viajar para o exterior. A região mais procurada é a Nordeste (52,3%), seguida do Sudeste (25,8%) e Sul (12,4%).

Para o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes, a preferência do turista brasileiro pelo país é positiva. “A cada dez brasileiros que viajam, apenas um vai para o exterior”, afirma. Em maio do ano passado, o índice de brasileiros que pretendiam fazer viagem doméstica era de 65,1%.

A maioria dos entrevistados (53,8%) pretende se hospedar em hotéis e pousadas e o meio de transporte mais usado é o avião (61%), seguido do automóvel (22,7%), e do ônibus (14,3%).

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é elaborada com base em dados de uma pesquisa mais ampla, denominada Sondagem de Expectativas do Consumidor, da FGV. ATrata-se de uma amostra de mais de dois mil domicílios de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.