Rota do Sal Brasil

Um ano de viagem era o tempo gasto pelos negros quilombolas Kalunga que deixavam a Chapada dos Veadeiros em Goiás e navegavam até a Amazônia, em Belém do Pará. A empreitada era feita para buscar o Sal, que nos tempos de cativeiro tornara-se o recurso básico que lastreava a economia e a vida dos quilombos entre as serras de Goiás. Projeto de reconstituição histórica e fortalecimento cultural dos roteiros de interiorização do território brasileiro.

o filme

O projeto Rota do Sal Kalunga pretende refazer a saga fluvial dos negros do Quilombo Kalunga. Durante séculos, eles precisavam navegar de seu terrritório na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, até Belém do Pará para trocar produtos produzidos no Quilombo por sal, ítem essencial para a sobrevivência. .
A partir do levantamento histórico de toda a extensão da Rota do Sal Kalunga, os realizadores André Portugal e Cardês Amâncio, realizarão uma expedição cinematográfica descendo o rio em caiaques. Tal como os navegantes negros, eles vão percorrer 2.400 quilômetros e atravessar 4 estados brasileiros (Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará). Porém fazem uma ressalva: “percorreremos apenas uma parte do caminho, uma vez que os Kalunga tinham de retornar rio acima e com suas embarcações em carga máxima”.
O registro audiovisual da aventura e todas as histórias colhidas ao longo da jornada pelo Rio Tocantins darão origem ao documentário de longa metragem.