SEBRAE e ABIH Nacional lançam em Brasília programa que pretende qualificar cerca de 1,3 mil pequenos hotéis e pousadas em todo o país

Até 2014, cerca de 1,3 mil hotéis e pousados com menos de 50 apartamentos, localizadas nas cidades que e receberão os jogos da Copa do Mundo e em mais 32 destinos indutores, serão qualificados pelo Sebrae Nacional e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional através do Programa de Qualificação de Pequenos Meios e Hospedagem.
Com investimentos na ordem de 3,3 milhões, o programa será lançado no dia 21 de fevereiro em Brasília  e incluí as cidades de Pirinópolis e Alto Paraíso, ambas localizadas próximas a capital federal. De acordo com Thomas Ikeda, presidente da ABIH DF, Brasília possui hoje cerca de 10 mil e 869 apartamentos, pretendendo chegar, em 2014, a 15 mil e 217 unidades habitacionais. Desse total, cerca de 70% são considerados pequenos meios de hospedagem.
De acordo com os coordenadores do programa, a inclusão das cidades de Pirinópolis e Alto Paraíso, foi definida diante de experiências em outros países, onde ficou demonstrado que os turistas aproveitam o intervalo entre as competições para conhecer outras cidades turísticas, próximas de onde estão ocorrendo as competições. “Na Copa do Mundo, por exemplo, o tempo entre os jogos de uma mesma seleção pode chegar a quatro dias, tempo suficiente para o turista se deslocar para cidades próximas, voltando com tranqüilidade para ver a partida seguinte” completa Ikeda
Para Luiz Barreto, presidente do SEBRAE nacional e ex Ministro do Turismo, o programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem será um legado do Sebrae para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014. “A qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes”, afirma Luiz Barretto.
O presidente da instituição também alerta que as empresas precisam estar de olho na qualificação do atendimento e aos serviços prestados. Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões.
O  projeto de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, que já foi lançado em Recife, Belo Horizonte,  Cuiabá e Fortaleza, ocorrerá inicialmente nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de prepará-los para atender com excelência os turistas que visitarão o país. Os próximos destinos confirmados são Curitiba (25/2), Manaus (3/3), Salvador (15/3) e Porto Alegre (24/3).

Diagnóstico - O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a ABIH Nacional em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014. Estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas.
Nas capacitações, destinadas a gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras, serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. Para incentivar aumento da competitividade também haverá novas estratégias de comercialização como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização.

“Nosso objetivo é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. Queremos promover a utilização de ferramentas de gestão a partir de 32 oficinas que serão realizadas. A Capacitação é um legado que permanecerá depois dos eventos”, destaca o presidente ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato.



--
Atenciosamente,
------------------------------


Flavia Amorim
Interlocutora da Biosfera Goyas
Goiás Turismo
Cel:(62)9963-6366 (vivo)