Atriz  Daisy Lúcidi, empresas e entidades do setor de turismo se engajam na  campanha de prevenção a exploração sexual de crianças e adolescentes.  Novas ações acontecem no Carnaval
A  campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes. Exploração  sexual não é turismo, é crime”, acaba de ganhar um apoio que tem  simbologia especial. A atriz Daisy Lúcidi, que recentemente integrou o  elenco da novela "Passione", de Sílvio de Abreu, na pele da avó que  explorava sexualmente as netas, vestiu a camisa da luta contra a  exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha é parte do  projeto   “Prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no  turismo” do Ministério do Turismo, coordenado pelo Centro de Excelência  em Turismo da Universidade de Brasília.  
 “Estou  engajada e à disposição do projeto, que tem tudo para fazer a diferença  e que tenta, de maneira séria, acabar com o problema da exploração  sexual. E começar quatro anos antes da Copa do Mundo foi uma decisão  perfeita”, ressalta a atriz.
Novas ações em 2011
Uma  nova ofensiva da campanha acontece antes e durante o Carnaval. Em  parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da  República, o Ministério do Turismo realizará ações de esclarecimento e  prevenção nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões.
Este  ano, o programa Turismo Sustentável e infância também capacitará jovens  de 17 municípios de Goiás, Pernambuco, Espírito Santo e Maranhão. As  ações fazem parte do projeto Inclusão Social com Capacitação Social,  criado em 2008. Cinquenta por cento dos adolescentes capacitados estão  empregados formalmente.
“Em  um momento em que o país se prepara para receber grandes eventos como a  Copa do Mundo, com consequente aumento do fluxo turístico, estamos  trabalhando para que esse turismo seja sustentável também do ponto de  vista dos direitos humanos. A cadeia turística está dando sua  contribuição para prevenir a exploração sexual de crianças e  adolescentes”, afirma Elisângela Machado, coordenadora de projetos de  turismo do Centro de Excelência em Turismo da UnB.
Resultados da campanha
Lançada  em dezembro passado, nas doze cidades sede da Copa do Mundo e João  Pessoa, a campanha tem atraído também o apoio de entidades do setor de  turismo e empresas em todo o país.
Governos  estaduais, Secretarias Municipais de Turismo, ONGs, entidades que  reúnem hoteleiros, bares e restaurantes, agentes de viagem; Sebrae;  Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ); empresas de  receptivo turístico, locadoras de automóveis,  redes hoteleiras e sites  de turismo são parceiros do projeto. Organismos internacionais como OMT,  OIT e Unicef também somam esforços. Em todos os estados, o setor  público está engajado, via secretarias de turismo ou de direitos  sociais.
A  campanha usa também nas redes sociais para mobilização - Facebook,  twitter, orkut e flickr. As redes espalham informações sobre o tema,  estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de  Conduta pelos empresários do setor do turismo.
De  dezembro de 2009 até fevereiro deste ano, o projeto do Ministério do  Turismo, executado pela UnB já formou cerca de 600 profissionais  qualificados para  atuar  na prevenção dos casos de exploração durante a  Copa do Mundo de 2014 e replicar o conteúdo da formação em todo o  território nacional. 
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