Setor de turismo discute prevenção à exploração sexual


Uma oficina para discutir propostas de ações voltadas à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes antes e durante a Copa do Mundo de 2014 reúne desde ontem (24/11), na capital paulista, todos os representantes do setor de turismo do estado de São Paulo. A reunião, que termina hoje (25/11) é organizada pelo Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo e pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

Segundo a coordenadora geral do TSI, Elisabeth Bahia, o projeto já formou 163 multiplicadores, por meio de cursos sobre o tema nas cinco regiões do país. Agora, estão sendo promovidas oficinas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e em João Pessoa, subsede do evento. As oficinas começaram no final de outubro.

“Fazemos três oficinas por semana. As últimas serão realizadas na semana que vem. Essas reuniões são direcionadas aos empresários do turismo, donos de hotéis, taxistas e sindicatos. A ideia é sensibilizar essas pessoas para o tema, a fim de montarmos algumas ações voltadas para 2014. Pretendemos sair daqui já com as diretrizes que serão incluídas no plano”, disse Elisabeth Bahia.

De acordo com a coordenadora do projeto no CET/UnB, Elisângela Machado, a reunião serve para que os profissionais do setor discutam o tema em conjunto. “Recomendamos que os atores do setor adotem um código de conduta, promovam a informação, a qualificação e a sensibilização desses profissionais, por meio de campanhas e treinamento dos funcionários, que também poderão falar aos turistas”.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel), Marcos Brozinga, afirmou que a entidade já executa ações voltadas ao tema, como campanhas que incluem cartazes e adesivos nos bares e restaurantes. “Estamos presentes aqui para reforçar isso em São Paulo e continuar apoiando o projeto, porque achamos de extrema importância combater a violência sexual na infância e adolescência”.

O coordenador de promoções e parcerias da São Paulo Turismo, Bernardo Ignarra, disse que o órgão tem participado das ações do ministério para prevenir o turismo sexual. Segundo ele, a São Paulo Turismo traçou, com várias entidades, um projeto que já foi encaminhado ao ministério. “As propostas visam à conscientização da população, sempre com o intuito de prevenção.”

Fonte: Agência Brasil