Curso "Planejamento, implementação e Manejo de Trilhas em Unidades de Conservação"

Olá a todos!

Aconteceu entre os dias 22 a 26 de março o curso "Planejamento, Implementação e Manejo de Trilhas em Unidades de Conservação" no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O curso com 40 horas foi distribuído entre aulas teóricas e práticas e teve como instrutores os Srs. Lawrence Lechner (Larry) e Vitor Marcos Moura. Larry é filosofo com mestrado em Recursos Naturais e Turismo pela Universidade do Colorado (EUA) e veio exclusivamente dos EUA para ministrar o curso. Vitor é arquiteto, mestre em Teoria e Prática do Projeto Arquitetônico - ênfase em arquitetura em Unidades de Conservação e Doutorando em Geografia. O curso foi financiado pela Fundação O Boticário de Proteção a Natureza e contou com a parceria das Prefeituras Municipais de Cavalcante e Alto Paraíso, além da contribuição do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade - ICMBIO (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros) que cedeu a estrutura e boa parte da logística no Parque.

Com 26 participantes divididos entre Guias, Gestores Municipais da Área de Turismo, Guarda-Parque, Quilombolas, Gestores das Unidades de Salto Morato no Estado do Paraná e Tombador em Cavalcante-GO, além de pessoas interessadas em adquirir experiência na área que puderam ampliar seu conhecimento e se certificarem na atividade.

A demanda inicial partiu da Prefeitura Municipal de Cavalcante que articulou com os Coordenadores da Fundação o referido curso e logo foi estendido para as pessoas de Alto Paraíso e do Distrito de São Jorge. Assim, foi criado um corpo técnico capaz de colocar em prática o conhecimento adquirido, melhorar a estrutura dos atrativos naturais, e planejar a implementação de novas trilhas e atrativos. A missão agora e aplicar todo esse conhecimento nos atrativos da região e melhorar a qualidade dos serviços prestados, garantido o mínimo impacto nos recursos naturais e maior segurança para os visitantes e usuários das trilhas.

Os agradecimentos especiais são para Laurenz Pinder, ao ICMBIO nas pessoas de Daniel Borges, Leonard Schumm e Sr. Macil a Prefeitura de Cavalcante na pessoa do Prefeito Josias Magalhães, a Prefeitura de Alto Paraíso na pessoa do Secretário de Turismo Fernando Couto, aos Instrutores Larry e Vitor, as Pousadas Águas de Março e Cristal da Terra, ao Restaurante da Téia, e a Fundação O Boticário nas pessoas de Gustavo Gatti, Márcia Regina e Maísa Guapyassú.

Esperamos contar com a parceria de todos futuramente para novos cursos, e fica a missão do pessoal da Chapada dos Veadeiros em Multiplicar para mais pessoas e aplicar o conhecimento na região. Acredito que seria interessante também criar um ambiente para trocarmos idéias e fotos de tudo que foi aprendido, então " Mãos a obra"

Até Breve!

Nenhum comentário: