Turismo em Parques

Em apresentação feita na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou na quarta-feira (10) que serão concessionadas serviços de uso público em 11 Parques Nacionais.

O objetivo é incentivar o ecoturismo e a conservação de áreas protegidas e apresentar oportunidades de negócios para empreendedores. Os serviços a serem terceirizados incluem a área de transportes, restaurantes, lojas de souvenir, hotéis, trilhas, transporte, trilhas, escaladas, entre outros.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, explicou que, em contrapartida, as concessionárias terão que investir na infraestrutura e conservação dos locais. “Identificamos um conjunto de serviços que podem ser feitos em cada área, avaliamos a viabilidade econômica e então faremos as concessões baseadas nestes resultados. Queremos, com isso, que essas unidades sejam fonte de emprego e renda, que sejam conhecidas e protegidas pela população”.

As concessões serão licitadas e o BNDES poderá financiar as empresas interessadas em participar do projeto. O modelo de concessão de parques nacionais é usado em países como os Estados Unidos, a Austrália, Costa Rica, África do Sul e Nova Zelândia.

A meta do Ministério do Meio Ambiente é que todas as 40 unidades de conservação com potencial turístico no Brasil sejam contempladas com esse tipo de terceirização, que faz parte do programa Turismo nos Parques. A ação é uma parceria com o Ministério do Turismo.

Leia a matéria na íntegra no site Eco Brasil:
http://www.ecobrasil.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=299&sid=16


Nenhum comentário: