Formalização do empreendedor individual em Goiás ganha fôlego com registros por meio da internet


Nesta segunda-feira (08/02), a segunda geração do Portal do Empreendedor atinge todos os Estados brasileiros para o cadastro de empreendedores informais no País, por meio do Programa de Formalização do Empreendedor Individual (EI). No território goiano, segundo Bruno Fleury, gestor do Projeto Negócio a Negócio-Empreendedor Individual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás), o portal promoverá atendimento simultâneo na sede da entidade em Goiânia, em seis escritórios regionais e 11 agências.

Tudo isso para mobilizar o registro de cerca de 30 mil empreendedores informais no Estado este ano, como estima Fleury, ao lembrar que Goiás possui aproximados 200 mil empresários trabalhando na informalidade, atualmente. Para o gestor, o início da operação Portal do Empreendedor pode agilizar o atendimento 0800 570 0800 do Sebrae goiano, "que recebe cerca de 30 ligações por dia de empreendedores somente de Goiânia, pedindo informações sobre como se tornar um Empreendedor Individual legalizado".

Fleury ressalta que o portal está simplificado, não sendo necessário preencher ou entregar formulários nas juntas comerciais ou assinar documentos presencialmente, com as informações disponíveis em apenas uma tela do computador. Anteriormente, o preenchimento pedia quase 40 telas, com 41 informações requeridas. "Agora, o processo solicita os números do RG, CPF e CEP, nacionalidade, data de nascimento, ponto de referência do endereço e o código da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE)", explica o gestor.

O público-alvo do Empreendedor Individual no Brasil são os cerca de 11 milhões de empreendedores informais no País. Até o dia 10 de janeiro, o portal registrava mais de 126 mil formalizações e quase três milhões de visitas, incluindo acessos do exterior. A meta é de um milhão de empreendedores formalizados até o final de 2010. O portal entrou em funcionamento dia 1º de julho de 2009.



informando sempre!
--
João Luiz Prestes Rabelo
Consultor Técnico em Marketing, Cultura e Turismo
Agente de Desenvolvimento Regional Sebrae Goiás
zariahmarketing@gmail.com

Nenhum comentário: