Reunião do Fórum Regional de Turismo/ Reserva da Biosfera Goiaz

Olá a todos,
Conforme agenda prevista para o Fórum Regional de Turismo da Reserva da Biosfera Goyaz, ocorreu nos dias 01 e 02 de dezembro em Formosa nos Chalés do Itiquira a reunião de avaliação do ano de 2009 e as metas para o ano de 2010. Com a pauta estabelecida informo que não tivemos a apresentação do Roteiro Jalapa ficando os operadores responsáveis em definir uma nova data para apresentação do projeto, informo que já está no Planejamento estratégico do Fórum o Roteiro como meta.
Além disso, foi apresentado também a Rota Caminhos do Brasil Central, um projeto realizado com parceria das instituições: CET/UNB, Brasília Tur, Goiás Turismo, Fórum Regional de Turismo da Reserva da Biosfera, Fórum Regional de Turismo da Região do Ouro. Na oportunidade gostaria de convidar a todos para a reunião de formação do Comitê Gestor da Rota Caminhos do Brasil Central no dia 07 de dezembro próximo no CET/UNB.
Em sequência a reunião do Fórum foi ainda colocado específicamente pelo Sr. Secretário de Turismo de Alto Paraíso - Fernando Couto como estratégia de promoção regional a disponibilidade de um ônibus que será adaptado para participar das feiras e eventos que promovam a região da Reserva da Biosfera e o Polo Chapada dos Veadeiros.
Na sequência foi apresentado a divisão da Região da Reserva da Biosfera entre os Polos: Chapada dos Veadeiros, Terra Ronca e Itiquira. Ainda foram identificados os municípios indutores para cada polo como demonstra a tabela abaixo:

Região Polo Munícipio Classif.

1 RB
Chapada dos Veadeiros Alto Paraíso Diamante
2 RB Chapada dos Veadeiros Cavalcante Diamante
3 RB Chapada dos Veadeiros Colinas do Sul Cristal
4 RB Chapada dos Veadeiros Monte Alegre de Goiás
5 RB Chapada dos Veadeiros Nova Roma
6 RB Chapada dos Veadeiros São João d' Aliança Cristal
7 RB Chapada dos Veadeiros Teresina de Goiás
8 RB Chapada dos Veadeiros Campos Belos
9 RB Terra Ronca Alvorada do Norte
10 RB Terra Ronca Buritinópolis
11 RB Terra Ronca Damianópolis
12 RB Terra Ronca Divinópolis de Goiás
13 RB Terra Ronca Guarani de Goiás Cristal
14 RB Terra Ronca Iaciara
15 RB Terra Ronca Mambaí
16 RB Terra Ronca Posse Cristal
17 RB Terra Ronca São Domingos Esmeralda
18 RB Terra Ronca Simolândia
19 RB Terra Ronca Sítio d' Abadia
20 RB Itiquira Flores de Goiás
21 RB Itiquira Mimoso de Goiás
22 RB Itiquira Formosa Esmeralda
23 RB Itiquira Padre Bernardo
24 RB Itiquira Planaltina
25 RB Itiquira Cabeceiras
26 RB Itiquira Vila Boa
A estratégia para a divisão por polos é justamente de dar identidade para cada um e reduzir as distâncias entre os municípios para atender os critérios de classifcação e o fortalecimento do Fórum Regional, além disso, criar um abiemte de discussão entre os municípios parcerios, e essa para o Fórum Regional. Assim, a estratégia para os encontros no ano de 2010 são reuniões mensais nos pólos a ser definida por cada colegiado, e as reuniões do Fórum Regional a cada 2 meses como demonstra a agenda abaixo já definida:
Agenda de reuniões do Fórum Regional da Rerserva da Biosfera

Fevereiro Abril Junho Agosto Outubro Dezembro
4 e 5 27 e 28 1 e 2 24 e 25 5 e 6 2 e 3
Alto Paraíso Formosa São Domingos São João d'Aliança Mambaí Cavalcante
Seminário de Pactuação das Ações do Fórum Oficina de operacionalização da Gestão do Fórum



Com a Agenda definida doi colocado como proposta para a primeira reunião o Seminário de Pactuação dos parceiros para a efetivação das ações do Planejamento Estratégico do Fórum 2010 - 2012. Nesse momento tentaremos articular com os principais parceiros a pactuação na execução das ações para o cumprimento das metas para o triênio. Outro calendário já estabelecido foi as ações para as Semanas do Turismo nos municípios participes do Fórum. Será um momento para palestras da ABIH, ABRASEL, Convention Bureau, e cursos para os empreendedores turísticos e funcionários. A agenda pré estabelecida para essa ação é:
Formosa Mambaí São Domingos Cavalcante Alto Paraíso/São Jorge São João D'Alinaça Colinas do Sul
22 a 26
fevereiro
01 a 05 março 08 a 12
março
15 a 19
março
22 a 26
março
05 a 09
abril
12 a 16
abril
Como na reunião não tivemos a presença do município de Colinas do Sul é preciso que tenha a confirmação da ação no município por parte dos componentes do Fórum ( Alan é preciso que você confirme o interesse).
Seguindo os itens da pauta foi colocado pela consultora Dalva do IADH/Mtur presente na reunião a importância do Fórum ter uma missão estabelecida, momento que foi trabalhado entre os integrantes que definiram como missão:

Contribuir para o desenvolvimento do turismo de forma sustentável na região da Reserva da Biosfera Goyaz, por meio de planos e projetos que promovam a valorização da cultura, a inclusão social e a conservação do meio ambiente.

Diante dessa missão é evidente a importância do trabalho integrado com os parceiros municipais, regionais, estaduais e federais para que tenha um processo dinâmico focado em resultados.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos e desde já agradeço a todos e desejo, um FELIZ NATAL, e um ANO NOVO, com muita saúde, paz, energia e trabalho!!!!!!!!
Forte a abraço a todos!!!

Nenhum comentário: