PNCV REABRE, MAS GRÁTIS

Como prometeu, o Instituto Chico Mendes contratou de emergência serviços terceirizados e reabriu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. No entanto, nem toda a situação está regularizada e a unidade de conservação está com ingresso gratuito. A medida chegou a ser publicada no Diário Oficial da União do dia 14.

O Parque Nacional de Brasília enfrentou situação semelhante em 2008, quando acumulou prejuízos por oito meses com entrada grátis. O instituto também está obrigado a apresentar relatórios bimestrais ao Ministério do Meio Ambiente, informando sobre a implementação do parque, ainda sem plano de manejo. O documento está praticamente pronto, mas dormita nos escaninhos dos órgãos ambientais federais. Veadeiros e outros cinco parques nacionais são apontados pelo governo como prioritários para receber investimentos nos próximos anos, inclusive pela realização da Copa do Mundo de 2014.


Sem sistemas padronizados de cobrança, com baixa arrecadação e sofrendo ataques de todos os lados da sociedade, as unidades de conservação brasileiras caminham para um futuro sombrio de ainda mais abandono e sucateamento. Veadeiros, por exemplo, não consegue arrecadar nem 10% de seus custos anuais estimados em R$ 700 mil.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ecoturismo (Proecotur) lançou no dia 4, edital para seleção de empresas ou instituições para realizar oficinas de planejamento estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo de base comunitária e oficinas de elaboração de projetos para 10 municípios em todo o Brasil. A iniciativa marca a primeira etapa de implementação da Carteira de Projetos de Apoio ao Ecoturismo Comunitário.


O edital foi publicado pelo Pnud e recebe projetos até o dia 6 de julho. Os escolhidos deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo Comunitário, com a avaliação dos fatores socioeconômico e turístico de cada uma das 10 cidades, além de propor atividades e serviços turísticos que possam garantir a inclusão social das comunidades, estimulando o empreendedorismo social, o comércio justo, e as práticas de manejo adequado do uso dos recursos naturais. Com o Plano, a empresa deverá elaborar um projeto de ecoturismo de base comunitária, definindo ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região.
A idéia é criar alternativas econômicas capazes de manter conservados os espaços naturais, a partir da valorização dos conhecimentos, saberes e tradições das comunidades. Os trabalhos de planejamento, elaboração e execução das oficinas deverão ser concluídos em três meses, com supervisão do Proecotur. Os 10 municípios são: Xapuri (AC); Porto Velho (RO); Mateiros (TO); Monte Alegre (PA); Maraú (BA); Trairi (CE); Cuurupu (MA), Cavalcante (GO), Eldorado, no Vale do Ribeira (SP); Mazagão (AP).

O edital está no site https://www.undp.org.br/licitacoes/ListarAvisos.asp

FONTE: www.oeco.com.br

Nenhum comentário: