"Louvre do deserto" expõe mais de 4,5 mil desenhos rupestres

Os moradores de Botsuana, na África meridional, defendem: o mundo foi criado ali, mais especificamente em um lugar chamado Tsodilo, no nordeste do país. Com mais de 4.500 pinturas rupestres espalhadas em uma área de dez quilômetros quadrados, essa região foi apelidada de "Louvre do deserto" antes mesmo de integrar a lista de Patrimônios da Humanidade protegidos pela Unesco.
Em Tsodilo, quatro morros rochosos se erguem em fila no meio da imensidão vazia do deserto do Kalahari, exibindo os desenhos gravados ao longo dos últimos dez milênios. A maior parte das imagens concentra-se no segundo morro mais alto, chamado "a Fêmea" (com 300 metros de altura). Os outros são: "o Macho" (410 metros), "a criança" (40 metros) e um sem nome, de altura muito inferior.

Muitas das figuras deixadas pelos "pichadores" pré-históricos representam animais domésticos, principalmente um tipo de antílope africano chamado Elande. Outros desenhos apresentam figuras envolvidas em rituais de danças transcendentais, sendo alguns ainda praticados por povos locais, como os San.

É esse mesmo povo o maior responsável pelo caráter místico de Tsodilo. Segundo as tradições orais dos San, os espíritos de seus antepassados habitam a região dos quatro morros. Além disso, os deuses que governam o mundo residem nas cavernas de "a Fêmea"; enquanto nas imediações do cume de "o Macho", o espírito criador se ajoelhou para rezar após sua tarefa suprema.

Leia na intégra:

Nenhum comentário: