Secretaria de Turismo e IEF querem incrementar o turismo nos Parques Estaduais





Em uma iniciativa que visa preservar o meio ambiente e incrementar a infra-estrutura turística nos parques estaduais de Minas Gerais, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond e o diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti iniciaram, esta semana, uma visita aos principais Parques Estaduais de Minas Gerais. Durante a primeira viagem da série, que aconteceu nos Parques Estaduais do Ibitipoca e do Itacolomi, no dia 25 de abril, foi firmada uma parceria entre a Setur –MG e o IEF a fim de viabilizar a instalação de sinalização turística nas regiões. Foram identificadas também as necessidades de investimento nos parques para o incremento do turismo, para a ampliação do sistema de segurança, assim como para a revitalização do entorno - visando a melhoria das condições de vida da população vizinha. Ações voltadas para apoio a empreendedores locais estarão sendo objeto de análise e formulação de projetos por equipes da Secretaria de Turismo e Instituto Estadual de Florestas.
Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a iniciativa possibilitará um trabalho integrado voltado para a preservação de importante área pública de Minas Gerais. “Nossos parques, que são um convite permanente à pratica do turismo de aventura, precisam estar prontos e dotados de infra-estrutura para receber os turistas”, afirma.
Segundo o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, a visita aos Parques Estaduais do Itacolomi e do Ibitipoca é o início de uma parceria entre o Sistema Estadual de Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de turismo para dinamizar o turismo nos Parques Estaduais, administrados pelo IEF. “Na visita, apresentamos à secretaria o potencial turístico dos dois Parques e delineamos os primeiros passos para implementar um trabalho para estimular a visitação”, afirma.
Também estiveram presente na visita o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Turismo, Saulo Cunha; a diretora de Áreas Protegidas do IEF, Aline Tristão; o gerente de Gestão de Áreas Protegidas, Roberto Alvarenga; o gerente do Parque Estadual do Itacolomi, Alberto Vieira e o gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, João Carlos Lima.
Atualmente, o IEF tem sete Parques abertos à visitação: Ibitipoca, Itacolomi, Rio Preto, Rio Doce, Nova Baden, Serra do Rola-Moça e Serra do Brigadeiro.

Um comentário:

maestro disse...

Pessoal coloque o gadget de seguidores para a gente se inscrever e seguir o Blog. Só tá faltando isso, parabéns!
Abs
Renio Quintas