Desenvolvimento de energias renováveis leva delegação brasileira à Espanha

Pamplona (Espanha), 1º abr (EFE).- Uma delegação do Governo brasileiro liderada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, visita a região espanhola de Navarra para conhecer o desenvolvimento local em matéria de energias renováveis, especialmente a eólica.

Lobão começou a visita na cidade de Sarriguren, no Centro Nacional de Energias Renováveis (CENER), e depois seguiu com o ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastián, para o Laboratório de Testes de Aerogeradores, também chamado de Instituto do Vento, no município vizinho de Sangüesa.

O laboratório recebeu investimentos de mais de US$ 60 milhões e é tido como a mais potente e complexa infraestrutura de pesquisa eólica do mundo.

Para Lobão, chegou o momento de substituir um modelo "que destrói" por energias mais limpas, um desafio no qual o Brasil "está se antecipando ao futuro".

O ministro acrescentou que o Brasil é considerado como um país "líder" em biocombustíveis, mas estuda outras vias e quer "unir esforços para buscar energias melhores e mais limpas para todos".

Apesar de ser muito menor do que o Brasil, a região de Navarra conta com uma estrutura de geração de energia eólica três vezes maior do que a existente em todo o território brasileiro. EFE

Nenhum comentário: