Atrativos

                                   Rio da Prata


Localizadas a 63 km da cidade de Cavalcante o acesso é feito pela estrada Cavalcante-Minaçu, deve-se seguir em direção ao povoado Kalunga do Vão do Moleque e tomar a esquerda no entroncamento com o povoado de São José, seguir até a casa do Sr. Gerulino, responsável pela portaria da cachoeira, possui sinalização turística em alguns trechos da estrada. A partir daí chega-se de carro a 100 m das primeiras quedas e depois segue-se a pé para as demais cachoeira para o outro conjunto de cachoeiras mais abaixo percorre-se cerca de 600 m em trilha.
O complexo de cachoeiras do Rio Prata reserva belas paisagens com vários poços para banhos e vegetação muito preservada. Possui sete cachoeiras visitáveis em todo o percurso do complexo. Todas com lindos locais para banho com água verde esmeralda transparente, um dos pontos mais procurados por turistas no município. Com acesso fácil nas primeiras cachoeiras para visitantes principalmente famílias e idosos.
A primeira cachoeira com aproximadamente 6 m de altura reserva um pequeno poço para banho, com local para entrar embaixo da queda e receber uma massagem natural.
     
A segunda cachoeira possui ótimo local para banho com profundidade média e visual para a terceira cachoeira tem aproximadamente 8 m de altura.

A terceira está localizada logo abaixo da segunda cachoeira possui aproximadamente 20 m de altura com grande poço de água transparente em meio à vegetação densa e um paredão de rochas, o acesso para essa cachoeira é perigoso e necessita bom preparo para enfrentar um paredão de pedras
.
A quarta cachoeira possui uma sequência de quedas com aproximadamente 7 m de altura com pequeno poço e locais para uma boa ducha


Rei do Prata
 
Localizadas a 63 km da cidade de Cavalcante o acesso é feito pela estrada Cavalcante - Minaçu, deve-se seguir em direção ao povoado Kalunga do Vão do Moleque e tomar a esquerda no entroncamento com o povoado de São José, seguir até a casa do Sr. Gerulino, responsável pela portaria da cachoeira, possui sinalização turística em alguns trechos da estrada. Descendo o Vale do Prata por mais 7 km de trilha chega-se a Cachoeira do Rei do Prata e do Urubu-rei.

Rei do Prata

      O complexo de cachoeiras do Rio Prata reserva belas paisagens com vários poços para banhos e vegetação muito preservada. Possui sete cachoeiras visitáveis em todo o percurso do complexo. Todas com lindos locais para banho com água verde esmeralda transparente, um dos pontos mais procurados por turistas no município. Com acesso fácil nas primeiras cachoeiras para visitantes principalmente famílias e idosos.
Seguindo a trilha pela margem esquerda do Rio Prata antes da primeira cachoeira, segue-se aproximadamente 7 km em trilha para a cachoeira Rei do Prata, com uma paisagem exuberante a trilha possui sempre visual para o vale do Prata. O rio Prata desce cortando um paredão de pedra e forma uma cachoeira de aproximadamente 12 m, com um enorme poço de água cristalina têm aproximadamente 9 m de fundura e uma pequena praia de areia e seixos. Local paradisíaco compensa a caminhada, é um dos cartões postais da Chapada dos Veadeiros. 
Logo abaixo há um mirante para o final do vale, já avistando o Vão do Moleque em Território Kalunga. Ao lado está a cachoeira do Urubu-rei com uma queda de aproximadamente 20 metros.


  Ave Maria

Localizada na Serra de Santana, próximo ao mirante da Nova Aurora, distante aproximadamente 14 km da cidade na estrada que liga Cavalcante a Minaçu, a partir daí o acesso é feito por trilha por aproximadamente. Há sinalização turística de aproximação na estrada.
Atributos/descrição       Pelo acesso existente através da estrada de Cavalcante para Minaçu pode-se apenas avistar a queda com grande porte e aproximadamente 120  m de altura, é possivel avistar um belo cânion para o vale do rio Almas. Apesar enorme beleza o local apresenta grande risco, pois não há infra-estrutura. No período chuvoso a cachoeira se apresenta majestosamente comgrande  volume de água.
Ave Maria


RPPN Vale das Araras e 
Cachoeira São Bartolomeu
 
 Rio São Bartolomeu


Com  aproximadamente 31 hectare de área, a Reserva Particular de Patrimônio Natural Vale das Araras tem como principal objetivo garantir a preservação da biodiversidade em uma das mais belas regiões de cerrado do Brasil.

Situado na zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a RPPN Vale das Araras e um dos elos da cadeia de preservação do entorno do parque, pois proporciona abrigo e fonte de alimentos para várias espécies animais que habitam a região, formando um corredor ecológico  em meio a áreas já modificadas pela ação do homem.

Trilha para cachoeira


Alem dos aspectos naturais, a RPPN também preserva um rico patrimônio histórico e cultural. Ao longo do rio São Bartolomeu encontra-se um sistema de canais  para desvio de água construído pelos Bandeirantes há mais de 200 anos para a mineração de ouro.
Atualmente desativados, estes canais, ou  regos  como também são conhecidos, constituem um importante registro de nosso passado e da colonização do interior do pais.
   


Cachoeira São Bartolomeu
Cachoeira São Bartolomeu


Veredinha

Veredinha

 Toca da Onça

Localizada a 10,7 km de Cavalcante, o acesso é feito por estrada não pavimentada. Após chegada a Pousada Veredas, percorre-se aproximadamente 1500 metros com acesso fácil até a base da Serra Santana, a partir daí o visitante deve subir a serra, com ajuda de guia pode-se percorrer o acesso por outra trilha feita pelos bandeirantes e escravos, porém essa trilha é pouco utilizada, o acesso é difícil com restrições para pessoas com dificuldade de locomoção, pela trilha comum percorre-se aproximadamente 900 metros de subida íngreme depois mais 800 metros de trilha fácil para se chegar a cachoeira.
Atributos/descrição       Acima da cachoeira Poço Encantado, com belas formações rochosas dispõem de uma pequena trilha feita pelos escravos, com pequena queda d’água propícia para uma massagem e um pequeno poço para banho.

 Toca da Onça


Poço Encantado


Poço Encantado


Veu de Noiva

Veu de Noiva


Vereda

Localizada a 9 km de Cavalcante, o acesso é feito por estrada não pavimentada. Após chegada a pousada Veredas percorre-se aproximadamente 1500 metros com acesso fácil até a base do cânion, a partir daí o visitante deve adentrar a um cânion e percorrer aproximadamente 500 metros entre pedras e o rio, o acesso é difícil com restrições para pessoas com dificuldade de locomoção e crianças.
Atributos/descrição       Atrativo próximo a cidade, com paisagem exuberante, com aproximadamente 90 metros de queda, com poço propício para banhos (necessário saber nadar) e um lindo cânion com paredões enormes e vegetação rupestre. Deve sempre utilizar o condutor de visitantes que pode ser contratado no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) através da ACECE – Associação de Condutores de Visitantes de Cavalcante 
e Entorno.
vereda

 Ponte de Ponte 

Localizada a aproximadamente 12 km de Cavalcante, o acesso é feito por 9 km de estrada não pavimentada. Após chegada a Reserva Renascer, percorre-se aproximadamente 2000 metros com acesso ruim para veículos de passeio, (pode deixar o carro na sede da Reserva e percorrer a pé, trilha fácil/moderada) até a base da Serra Santana, a partir daí o visitante deve subir a serra, pela trilha percorre-se aproximadamente 900 metros de subida íngreme depois mais 1000 metros de trilha fácil para se chegar ao rio São Domingos, quase na divisa norte com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Para visitação é exigido a presença de guia, o acesso é difícil com restrições para pessoas com dificuldade de locomoção
Ponte de Pedra

Canjica

canjica


Candaru

candaru

Santa Barbara

Localizada a 26 km de Cavalcante, o acesso é feito por estrada não pavimentada. Após chegada ao Engenho II percorre aproximadamente 6 km a pé em trilha com nível moderado. Com vegetação preservada, tem alto grau de significância e atratividade pela beleza que o atrativo oferece. 

Santa Barbara

Com duas cachoeiras no local, a primeira possui menor porte que a segunda, porém todas com poços de águas azuis, beleza incomparável.
É necessário a visitação com acompanhamento de condutores de visitantes, que pode ser contratado na cidade (CAT- Centro de Atendimento ao Turista) ou na Comunidade do Engenho II (Associação Kalunga).